Connect with us

O que está procurando?

#Nacional

“O Papa é Pop”: qual a ideia por trás da música do Engenheiros do Havaii?

Música é a faixa-título do álbum de 1990

“O Papa é Pop” é uma das fcanções mais conhecidas da discografia do Engenheiros do Hawaii, liderado por Humberto Gessinger. Ela foi lançada em 1990, como faixa-título do álbum, o quinto da banda e um dos mais emblemáticos da sua carreira. No entanto, transcendeu o mundo da música e se tornou expressão popular aqui no país.

A ideia da música

Em um vídeo no YouTube, Júlio Ettore, especialista em BRock, reuniu histórias e entrevistas e relembrou a inspiração da canção temática na personalidade religiosa. Ele separou este trecho de Gessinger:

“Até que um dia eu [Humberto] lendo a (revista) Veja, eu vi uma foto do (Leonel) Brizola no escritório dele, e atrás dele tinha um pôster do Papa tomando chimarrão e eu disse ‘olha ali, cara! O Papa é pop mesmo! Quando ele vai pro Sul ele toma chimarrão, quando vai pro Nordeste ele põe aquele chapéu de nordestino, e eu disse ‘pô, esse cara é mais pop do que todo mundo!'”.

Júlio acrescentou: “Por sinal, essa foto era de propriedade do Governador do Rio na época, o Leonel Brizola. Daí pediram a foto emprestado para ele e colocaram na capa do disco.”

 Contexto

Júlio Ettore destacou um fato fundamental para a criação de “O Papa é Pop”: “Eu vou começar citando algumas referências históricas dessa letra, que hoje algumas pessoas não lembram ou talvez não façam tanto sentido”, disse Júlio. “E a primeira delas é que o Papa naquela época era João Paulo II e ele realmente sofreu um atentado em 13 de maio de 1981”.

Daí, ele pontuou que fazer um disco brincando com esse negócio de ser pop teve uma série de origens:

“Uma delas foi a constatação do próprio Engenheiros que eles tinham se tornado pop. O Humberto falou sobre isso numa entrevista na revista Bizz: ‘Essa ideia existia desde que o papa levou um tiro, era uma letra que falava ‘o pop não perdoa ninguém’. Mas na época era super difícil falar do pop porque eu não fazia parte, a banda era pequena ainda. Mas desde o ano passado, o pop se tornou mais real para nós. A tecnologia levou a isso, onde tudo é pop. Bem, nós amadurecemos nesse último ano e aprendemos a assumir o lado pop’. Então o Humberto dizia com esse disco que ele queria ‘jogar poeira na engrenagem’, ao invés de bater de frente com essa questão de ser pop, vamos tentar desconstruir essa ideia”.

Destaques

#Internacional

Depois de aproveitar o clima paradisíaco de Cabo San Lucas, no México, Britney Spears voltou para Los Angeles, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (23),...

#Internacional

Os fãs já estão familiarizados com as muitas loiras que já passaram pela vida de Joe Jonas, logo, não fica tão fácil decifrar de...

#Nacional

Para bom entendedor, meia palavra basta. E Vivi deixou seu recado… Prestes a fazer seu retorno à música, a influencer apostou em estratégia que...

OSZAR »